quarta-feira, 29 de agosto de 2012

No início do 2º turno, Fla apresenta poucos atletas lesionados

Comissão Técnica rubro-negra comemora o fato de poder iniciar a segunda etapa do Brasileiro com poucas baixas no departamento médico

A CBF divulgou recentemente um balanço dos atletas que se lesionaram ao longo do 1º turno do Campeonato Brasileiro. No total, foram 1.578 desfalques para as equipes e 289 diferentes jogadores vetados. Os dados apontam que o calendário brasileiro tem mais jogos do que seria ideal e confirmam a má qualidade dos gramados, responsável diretamente por boa parte das lesões dos atletas.

Para o fisioterapeuta do Flamengo, Mário Peixoto, a troca de comando nas equipes - o que fatalmente ocasiona mudanças também na Comissão Técnica - é outro motivo que contribui para as lesões.

"Quando mudam os profissionais, mudam também a preparação física e os exercícios. É natural que o atleta sinta um pouco, mas depois estabiliza", explicou.

O calendário nacional tem, em média, 73 jogos por ano por equipe, quando o ideal seriam, no máximo, 60 jogos.

A proximidade do fim da temporada é uma fase bastante complicada para os profissionais médicos dos clubes e os jogadores que disputam o Brasileiro. Além do calendário demasiadamente extenso, o estado dos gramados também aparece como facilitador das lesões.

"Os gramados ruins causam muitos problemas de tendinites. A parte muscular não é tão afetada, mas os tendões ficam muito sobrecarregados", atestou Peixoto.

Durante o primeiro turno do Brasileiro, o Flamengo teve 16 atletas lesionados. O time com maior número de baixas no departamento médico foi o Coritiba, com 20 jogadores vetados, e o que teve menos problemas foi o são Paulo, com apenas 8.

Atualmente, só dois atletas dão expediente no DM do Mais Querido do Brasil: Renato Abreu, que deve voltar a atuar em até 20 dias, e Maldonado, que segue sem previsão de retorno. Ambos se recuperam de cirurgias no joelho.
Fonte: flamengo.com.br
                                                            Saudações rubro-negras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário, expressando sua opinião, ela vale muito.