Time começa sequência complicada contra Coritiba que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento
Flamengo amarga jejum de quatro jogos sem vencer no Brasileirão. |
Dorival Júnior ainda não estipulou uma meta para o Flamengo no Campeonato Brasileiro, mas o objetivo pode ganhar contornos reais e a briga contra o rebaixamento ser uma realidade a partir deste sábado diante do Coritiba, às 18h30, no Couto Pereira. O LANCENET! transmite o jogo em tempo real.
A cinco pontos do adversário, que é o primeiro fora da zona dos quatro últimos colocados, o Rubro-Negro, em caso de derrota, irá se aproximar perigosamente da área de risco. Na projeção mais negativa até o fim dos jogos de domingo, o Flamengo iria se preparar para enfrentar o Santos, na quarta-feira, na 14 colocação.
Em 2010, quando o time brigou para não cair, a pior posição do Rubro-Negro, 16, aconteceu bem próxima ao início do returno, precisamente na 20 rodada.
Desde que assumiu o comando do time, há dez partidas, Dorival Júnior foi cauteloso e jamais falou em projeções que dizem respeito à briga por um lugar mais próximo ao pelotão de cima da tabela.
A necessidade de tirar a diferença de pontos em relação ao bloco dos times que estão entre a quinta e a décima colocações, tão pedida na reação que o Flamengo esboçava, agora, é trocada por um cenário de incertezas, mas dentro de uma perspectiva ainda otimista.
– Queremos o Flamengo na melhor colocação possível. Ainda que estejamos um pouco longe, podemos ficar mais perto em três ou quatro rodadas – disse Dorival.
E a sequência do Flamengo nesse momento de queda na tabela no Campeonato Brasileiro colocará como adversário mais um time que, no momento, briga para não entrar na zona de rebaixamento. Com um ponto a menos do que o Fla, o Santos poderá ultrapassar o Rubro-Negro em caso de vitória sobre o São Paulo, amanhã, e chegar ao duelo na Vila com vantagem.
Ciente da difícil série de confrontos, Dorival Júnior espera definir o futuro do Flamengo na competição em setembro:
– Esse mês será o diferencial do campeonato para nós.
Para o bem ou para o mal...
Situação faz torcida se lembrar de 2010
A possibilidade de brigar contra o rebaixamento, pelo menos neste instante, remonta a uma situação parecida com a vivida em 2010 no Brasileiro. Naquele ano, além de disputar para não cair, o time sofreu trocas no comando ao longo da competição.
O time iniciou o Brasileirão com Rogério Lourenço e, depois, aconteceram mais duas trocas. Silas assumiu no início de setembro e, menos de um mês depois, Vanderlei Luxemburgo foi contratado pelo clube.
Apesar de ter figurado durante todo o returno na parte inferior da tabela, o Flamengo jamais chegou a estar na zona dos últimos quatro colocados do torneio.
O Rubro-Negro só se livrou do risco de cair para a Série B na penúltima rodada. Mesmo tendo sido derrotado pelo Cruzeiro, o Flamengo contava com o fato de Vitória e Atlético-GO, dois times que poderiam ultrapassar o Rubro-Negro, se enfrentarem na última rodada do torneio.
Vanderlei Luxemburgo foi o técnico que terminou o ano à frente do Flamengo e classificou o time para a disputa da Copa Santander Libertadores em 2011.
Antes de 2010, o Rubro-Negro havia brigado para não cair no Brasileirão de 2005. Joel Santana assumiu faltando nove jogos, ganhando seis confrontos.
Melhor cenário
Os rivais
Corinthians, Portuguesa, Náutico e Ponte Preta são os quatro times que o Flamengo pode ultrapassar caso eles percam e o Rubro-Negro vença no Couto Pereira.
Pontuação
Se derrotar o Coritiba no Couto Pereira, o Rubro-Negro atingirá 30 pontos, empatando com a Ponte Preta. Para roubar a nona colocação do time de Campinas, o Flamengo teria de tirar uma diferença de quatro gols no saldo. A Macaca também terá de perder para o Figueirense em casa. Se as combinações acontecerem, o Flamengo, então, terminaria a rodada atrás do Cruzeiro, que soma 34 pontos e pegará o Sport, na Ilha do Retiro.
Pior cenário
Os rivais
O Santos é o único time que poderá ultrapassar o Flamengo na rodada em caso de derrota do time de Dorival Júnior. O Bahia, se vencer, iguala a pontuação do Rubro-Negro, mas ficaria com uma vitória a menos.
Pontuação
No caso de ser batido pelo Coritiba no Couto Pereira, o Flamengo poderia terminar a rodada com 27 pontos na 14 colocação. Isso se o Peixe também vencer o São Paulo. A derrota, teoricamente, em termos de classificação, não mudaria muito a atual situação. O Fla, porém, ficaria mais próximo da zona de rebaixamento. O Coxa estaria a dois pontos de igualar o Rubro-Negro.
Pior cenário
Fonte: lancenet.com
Saudações rubro-negras!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário, expressando sua opinião, ela vale muito.