Hoje é uma data importantíssima para a nação Rubro-Negra, há exatos 59 anos nascia Arthur Antunes Coimbra mais conhecido como Zico o galinho de Quintino, Entre os rubro-negros existe a brincadeira de que 3 de março é Natal, ‘o nascimento do Messias’, pois o aniversariante é Zico, o maior ídolo da história do Flamengo. Venerado pela nação Rubro-Negra e não é para menos foi o maior entre uma constelação que ganhou vários títulos entre eles a libertadores e o mundial interclubes, jogador de extrema categoria de futebol refinado, com passes precisos e cobranças de faltas milimétricas em que os goleiros só tinham a fazer rezar para que a bola não tomasse a direção do gol pois dificilmente defenderiam, jogador mais premiado na historia do futebol mundial, se na década de 80 existisse o premio de melhor jogador do mundo com certeza Zico ganharia em todos os anos, pois não existia no mundo alguém que pudesse bate-lo. No Flamengo dificilmente existirá algum jogador tão especial quanto ele, podem aparecer outros ídolos mais Zico e um caso a parte, tão grande quanto ele talvez a nação não tenha mais.
Arthur Antunes Coimbra ou Zico, chegou ao Flamengo em 1967, com 14 anos. Ainda atuando pelo time juvenil, o Galinho estreou no time profissional na Taça Guanabara de 1971 e já mostrou que seria imprescindível na história do clube. Deu o passe para o gol de Fio Maravilha, que deu a vitória por 2 a 1 em cima do Vasco.
No entanto, o craque só veio se firmar entre os profissionais dois anos depois, após passar por um trabalho intenso de fortalecimento muscular. Na temporada seguinte, em 1974, Zico começou a usar a camisa 10, que seria eternizada por ele, e venceu seu primeiro título, o Estadual, como titular do time. Além disso, ganhou sua primeira Bola de Ouro, premio da Revista Placar, como melhor jogador do Brasileirão.
Mas o melhor estaria por vir. A partir de 1978 começava realmente a “Era Zico”, onde começou a ser formado também o “Esquadrão de Ouro”, famosa expressão utilizada para enaltecer o time rubro-negro que encantou o mundo no início da década de 80.
Foram três títulos estaduais seguidos (78/79 e 79 especial) até o primeiro caneco do Brasileirão, em 1980. Só que o que já parecia bom, ficou melhor ainda. Sob a batuta de Zico, o Flamengo venceu a Libertadores e o Mundial em 1981. Venceu também o Carioca do mesmo ano e o Brasileiro de 1982.
Em 1983 o Flamengo conseguiu se tornar o maior vencedor do Brasileirão, com mais um título da competição. E Zico deixou a Gávea para ser ídolo na Itália. Atuando pelo Udinese foi artilheiro e marcou seu nome na história do futebol italiano. Em recente pesquisa, o Galinho foi apontado como o maior jogador brasileiro a ter atuado nos gramados da Itália.
Tantos feitos fizeram Zico acumular recordes. É um dos quatro brasileiros presentes no hall da fama da Fifa (junto com Pelé, Garrincha e Didi), é o maior artilheiro do Maracanã, com 333 gols, foi quem mais marcou gols num único jogo no Maracanã, fez 6 na vitória do Fla por 7 a 1 contra o Goytacaz e marcou 81 vezes numa só temporada, a de 79. Isso só para citar alguns...
Um pouco do nosso grande ídolo que me deu tantas alegrias e me proporcionou momentos mágicos, como a final do carioca de 78, a final do Brasileiro de 80/82/83 a libertadores e mundial de 81, em jogos que deliciavam o olhar, fica a saudade e o prazer de ter visto bem perto tamanha desenvoltura pra jogar futebol, viva Zico! viva o nosso Rei!
Um pouco do nosso grande ídolo que me deu tantas alegrias e me proporcionou momentos mágicos, como a final do carioca de 78, a final do Brasileiro de 80/82/83 a libertadores e mundial de 81, em jogos que deliciavam o olhar, fica a saudade e o prazer de ter visto bem perto tamanha desenvoltura pra jogar futebol, viva Zico! viva o nosso Rei!
FELIZ NATAL NAÇÃO!!!
FELIZ ANIVERSÁRIO ZICO, O MAIOR DA NAÇÃO!!!
Saudações Rubro-Negras!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário, expressando sua opinião, ela vale muito.