Base do grupo rubro-negro é a praticamente a mesma, mas jogadores que chegaram ao clube pelo técnico se despediram
Luxemburgo enfrentará o Fla pela primeira vez desde que deixou o clube. |
A terceira passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo Flamengo durou um ano e quatro meses. De outubro de 2010 a fevereiro de 2012, Luxa dividiu a atenção entre a organização do time e a gestão do futebol. Era o técnico quem decidia contratações, renovações e dispensas. Vanderlei, inclusive, negociava diretamente com jogadores e empresários. O treinador se envolvia nas mais diversas questões. Chegou a fazer reuniões com os departamentos de marketing e de patrimônio, conversou sobre a integração entre profissionais e divisões de base e mergulhou fundo na execução do projeto de construção do Ninho do Urubu. No ano passado, conseguiu suportar a pressão de dirigentes e conselheiros que queriam que a equipe treinasse na sede do clube, na Gávea. Além de ter mais controle sobre os jogadores e privacidade no CT, queria ver o projeto sair do papel.
Neste domingo, Luxemburgo vai reencontrar o Flamengo. O treinador agora defende o Grêmio, e as equipes se enfrentam no Olímpico, às 16h (de Brasília), pela sexta rodada do Brasileirão. O técnico conhece a maioria do grupo, mas muitas das apostas dele não fazem mais parte da equipe.
Durante todo o ano de 2011 e no primeiro mês de 2012, o técnico intermediou algumas das principais contratações. Chegaram, via Luxa, o goleiro Felipe, os zagueiros Alex Silva e Gustavo, os laterais Junior César e Magal, o meia Darío Bottinelli e os atacantes Wanderley, Jael e Itamar. Destes, só Felipe, Botti e Magal continuam na equipe, mas só um é titular. O camisa 1 perdeu a posição para Paulo Victor, e o argentino não se firmou na equipe de cima. Só Magal se deu bem. Joel Santana decidiu que ele seria a primeira opção e liberou o clube para se desfazer de Junior Cesar, que está no Atlético-MG. Os demais foram negociados.
O salto do Americana, do interior paulista, para o posto de dono da lateral esquerda, Magal coloca na conta do ex-treinador. Mas no domingo ele avisa: é cada um no seu canto.
- Estou aqui graças a ele, foi ele quem viu meu trabalho, se interessou e me trouxe para cá. Sou grato a ele, mas jogando contra vou fazer o melhor em primeiro lugar. Independentemente de ser amigo ou não, treinador ou não, vou respeitar, mas honrando a camisa do Flamengo - avisou.
Luxa não fez questão de ter Love e Ibson
O treinador trabalhou com quase todos os titulares de Joel, mas em alguns casos não teve participação na chegada dos reforços. O zagueiro Marcos González, por exemplo, nunca esteve nos planos do técnico. A contratação dele foi intermediada pelo ex-diretor de futebol Luiz Augusto Veloso e pelo vice de relações externas, Walter Oaquim. O técnico não gostou, mas acatou.
Magal, Junior César, Gustavo, Itamar, Felipe, Alex Silva, Wanderley, Jael e Bottinelli são jogadores que foram contratados pelo Flamengo graças a Vanderlei Luxemburgo. |
A contratação do volante Airton, no segundo semestre da temporada passada, também não partiu dele. O clube conseguiu o empréstimo por um ano junto ao Benfica, de Portugal, e Luxemburgo acatou. Com bom desempenho desde as primeiras partidas, o jogador logo virou titular.
Vagner Love chegou a conviver por alguns dias com Luxa, mas o treinador foi demitido antes da estreia do Artilheiro do Amor. O clube investiu R$ 25,8 milhões em um jogador que o técnico não fazia questão. Naquele momento, no entanto, o processo de fritura do comandante estava na fase final. A demissão era uma questão de tempo.
Reforço mais importante para o segundo semestre da temporada, Ibson também não estava na lista de Vanderlei. Quando o volante decidiu deixar o Spartak Moscou na metade do ano passado, o técnico julgou a contratação desnecessária, e o Flamengo não fez qualquer movimento. Triste com a postura do clube, o camisa 7 acabou acertando com o Santos. O retorno ao clube que o revelou, no entanto, ocorreu no último mês de maio.
Grêmio e Flamengo têm a mesma pontução no Brasileiro: nove. O Tricolor é o quinto, e o Rubro-Negro está em oitavo.
Fonte: globoesporte.com
Saudações rubro-negras!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário, expressando sua opinião, ela vale muito.