sexta-feira, 22 de junho de 2012

UNICEF e Flamengo realizam oficina para corpo técnico rubro-negro

Profissionais do clube terão formação sobre proteção e garantia dos direitos da infância

Como parte da parceria entre UNICEF e Flamengo, será realizada nesta segunda-feira, 25 de junho, uma oficina para educadores e técnicos do clube. O objetivo da atividade é fortalecer medidas de proteção dos direitos de crianças e adolescentes que praticam esportes no clube e nas escolinhas de futebol ou participam de projetos sociais do Flamengo.

A atividade acontece na sede do Flamengo, na Gávea, e contará com a participação da presidente do clube, Patrícia Amorim, e do representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl. Os dois estarão disponíveis para conversar com a imprensa entre 10h e 10h30.

Os profissionais do Flamengo participarão de palestras e dinâmicas de grupo relacionadas aos direitos de crianças e adolescentes. A capacitação abordará temas como legislação, formas de contribuir para o desenvolvimento pleno de meninas e meninos por meio do esporte seguro e inclusivo e prevenção de casos de abuso, exploração e violência.

Em meio aos preparativos para a Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos/ Paraolímpicos (2016), a ideia é que o Flamengo e o UNICEF possam influenciar diretamente as práticas atuais de clubes esportivos e fazer do esporte um meio mais engajado com a causa da infância e da adolescência. O objetivo é contribuir para a construção de um legado social dessas iniciativas.

No final da atividade, os participantes ajudarão a elaborar o código de conduta para os funcionários do Flamengo. O documento será finalizado com o apoio do UNICEF e ajudará a garantir que as crianças e os adolescentes sob os cuidados do clube tenham seus direitos protegidos.

Parceria – A atividade faz parte da parceria entre Flamengo e UNICEF lançada em novembro do ano passado com a assinatura do compromisso "Meu time é nota 10!" pela presidente do Flamengo, Patrícia Amorim.

O documento é um conjunto de 10 princípios relacionados à proteção e à promoção de direitos de crianças e adolescentes – atletas e não atletas – dentro e fora do clube.

Ao aderir ao compromisso, o Flamengo se comprometeu a fortalecer suas ações de responsabilidade social e a mobilizar seus atletas e seus torcedores por meio de um plano de ação monitorado pelo UNICEF.

Treinadores, assistentes sociais, psicólogos que trabalham diretamente com crianças e adolescentes no Flamengo têm um papel fundamental nessas ações. A influência de cada um deles não se limita ao terreno de jogo. Durante as sessões de treinamento e as partidas, podem ensinar às crianças e aos adolescentes valores importantes como o respeito, o espírito de grupo e a tolerância. Podem também ajudar a combater os preconceitos e os comportamentos negativos que geram atos de violência física e maus-tratos.

Para os próximos meses, estão previstas outras medidas como a adoção de códigos de conduta para funcionários, ações internas para prevenção de casos de abuso, violência e exploração na prática esportiva e participação de atletas nas ações do UNICEF em favor do direito ao esporte seguro e inclusivo.

Serviço:
O quê: Capacitação de educadores e técnicos do Flamengo
Quando: Segunda-feira 25 de junho, das 10h às 17h30
Onde: Clube de Regatas Flamengo – Av. Borges de Medeiros, 997, Lagoa, Rio de Janeiro

Fonte: www.flamengo.com.br


                                                            Saudações rubro-negras!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário, expressando sua opinião, ela vale muito.