terça-feira, 13 de dezembro de 2011

1981 o Flamengo conquista o mundo.

     No dia 13 de dezembro de 1981 há exatos trinta anos o Clube de Regatas do Flamengo conquistava o mundo. O Mundial Interclubes foi disputado na cidade de Tóquio, no Japão. O confronto foi disputado entre o Flamengo, do Brasil, campeão da Copa Libertadores da América e o Liverpool, da Inglaterra, campeão da Liga dos Campeões da UEFA (Champions League).
   A equipe brasileira entrava em campo para eliminar o estigma de que era apenas "time de Maracanã", visto que seus principais títulos até aquela época haviam sido conquistados no "Maior do Mundo" (lembrando que apenas 20 dias antes o clube havia derrotado o chileno Cobreloa em Montevidéu, conquistando o título continental de 1981) mesmo assim continuavam a dizer que não ganhava fora.
   As épocas douradas dos dois times iniciaram juntas, em 1978, ano que a equipe inglesa venceu a Liga dos Campeões da UEFA, dando início a uma sequência de conquistas de dois campeonatos ingleses (1979/1980) e o título europeu de 1981. Enquanto isso, o clube brasileiro conquistou o tricampeonato carioca (1978/1979/1979 especial), o Campeonato Brasileiro de 1980, o Campeonato Carioca de 1981, além do título continental (Libertadores) deste mesmo ano.
   A equipe inglesa vinha credenciada por vitórias contra Bayern de Munique e Real Madrid, enquanto os brasileiros haviam vencido a final continental contra o Cobreloa. Considerado o maior time da história do Flamengo, que foi formado em grande parte por jogadores revelados nas divisões de base do Clube, comandado por Zico, este plantel que venceu o Campeonato Mundial Interclubes, em 1981. foi também a base para as conquistas do Campeonato Brasileiro, em 1982, 1983, 1987 e de diversos outros troféus.
Comandado primeiramente pelo treinador Cláudio Coutinho, o time de 1981 do Flamengo parecia jogar por mágica. Mesmo com uma maratona de jogos, atuava sempre com muita disposição, e sempre querendo vencer. Conquistou três títulos em apenas 12 dias, e o mais importante deles, o Mundial Interclubes, veio no dia 13 de dezembro daquele ano. 
   Diante de 62 mil pessoas, o Rubro-Negro deu um baile nos favoritos ingleses, e com show de Zico, fez 3x0 ainda no primeiro tempo. Os memoráveis gols foram marcados por Nunes, aos 13', Adílio aos 34', e novamente pelo artilheiro das decisões, Nunes, aos 41'. No segundo tempo, bailou em campo com lindo toque de bola para desespero dos Ingleses o que bastou para administrar o resultado e comemorar a conquista do mundo.
    Eleito o melhor jogador em campo, Zico foi premiado com um carro da Toyota, patrocinadora do torneio. 
   O maior time da história conquistou o maior título da história do Clube, coroando um ano inesquecível, e chegando ao auge de uma geração que viria a conquistar muitos títulos ainda.
   O por que da contratação de Carpeggiani, eliminado pelo Botafogo nas quartas de finais do Campeonato               Brasileiro de 1981, o clube viu chegar ao fim o sonho do bicampeonato na competição. Apesar das vitórias no início do Campeonato Carioca e da Libertadores, o veterano técnico Dino Sani acumulava atritos com o elenco, ainda acostumado a outro perfil de treinador, como o de Cláudio Coutinho, que deixara a equipe por uma proposta de trabalho nos Estados Unidos.
   A cúpula do Flamengo sentia a necessidade de tomar alguma iniciativa diferente. No fim de julho, o Flamengo toma uma atitude ousada e aposta em um ex-jogador de apenas 32 anos como novo treinador. Recém-aposentado dos gramados por conta de problemas crônicos no joelho, Paulo César Carpegiani é convidado para assumir o comando do time.
   Fui convidado pelo Dino Sani para ser auxiliar. No início do ano era ainda jogador. Foi uma inovação do presidente Dunshee de Abranches. Conhecia bem o grupo, já que pouco tempo antes fazia parte dele dentro de campo - contou Carpeggiani
   Como Carpeggiani formou aquele time, aos poucos o treinador foi achando a formação ideal para o escrete rubro-negro. Em novembro de 81, o clássico com o Botafogo marcou o encontro da equipe perfeita.
    Foi ali que acertei o time coloquei o Lico na ponta-esquerda, fazendo uma função tática muito importante. Encaixou - afirmou o técnico do Fla, na época.
    O Rubro-Negro aplicou uma goleada histórica no Botafogo por 6 a 0, curiosamente, na estreia do irmão de Carpeggiani no time na Estrela Solitária, o meia Édson, que acabaria substituído.
  A entrada de Lico na equipe foi a última de várias alterações feitas por Carpeggiani desde a sua chegada,   quando assumiu, Adílio estava treinando separadamente, sendo puxado para o time. Tita foi efetivado na ponta-direita. O goleiro não era Raul, que estava machucado. Assim que se recuperou, Cantarelli foi para o banco de reservas

                                                       O poster do campeão do mundo.


O craque maior: Zico.
Elenco do Flamengo Campeão do Mundo
Goleiro: Raul
Lateral-Direito: Leandro                                                         
Zagueiro: Marinho
Zagueiro:Mozer
Lateral-Esquerdo: Júnior
Volante: Adílio
Volante: Andrade
Meia: Zico
Ponta de Lança: Tita
Ponta de Lança: Lico
Centroavante: Nunes
Técnico: Paulo César Carpeggiani
Reservas: Cantarelli, Figueiredo, Peu, Anselmo, Nei Dias e Baroninho.


    Era uma geração maravilhosa, o que se via nas ruas era um frenesi só em todo o Brasil o povo com o grito de Mengo na garganta, esse time que deu muitas alegrias a torcida e títulos muitos títulos, ganhos com maestria com um futebol solto, alegre e envolvente, o time não sabia jogar na defesa era ataque total, se tomasse 4 gols, fazia 5 gols, o que o tornava um time de espetáculo, tipo um globetrotter do futebol, o que arrebatou o coração de milhares de torcedores tornando o Flamengo o time de maior torcida no mundo.

                                            CURIOSIDADES DO MUNDIAL.
                                                        A conversa de grupo.
    A vontade de vencer do Galinho. Capitão e líder do time campeão de 1981, Zico sempre conversava com os companheiros.
   Conversávamos muito. É claro que havia uma liderança, mas o diálogo era o melhor possível. Passava para o grupo que ficaríamos marcados para o resto da História do clube. Foi o que aconteceu. Todos acreditavam, se empenhavam e sabiam que tinham condições. Jogávamos acreditando sempre na vitória, esse era o segredo, a vontade de vencer - afirmou o maior ídolo da História do Flamengo.
Claudio Coutinho o homem
que começou tudo.
                                                     A morte de Claudio Coutinho.
   A morte do treinador Cláudio Coutinho(foto), dias antes da final contra o Liverpool abateu o grupo. O ex-comandante era um dos responsáveis por ter montado aquele time.
  Foi algo que deixou todos chateados, até pela maneira que aconteceu. Mas sabíamos que onde estivesse, ficaria feliz com o título mundial - disse Leandro.
Coutinho morreu com 42 anos, ao praticar a pesca submarina. Ele era mergulhador e acabou se afogando.
                                                     A ida à Disney.
   Antes de Tóquio a ida à Disney, antes de ir ao Japão, o elenco do Flamengo foi descansar nos Estados Unidos, em uma parada providencial para o plantel relaxar antes da grande decisão contra o Liverpool.
  Tivemos uma parada nos Estados Unidos, e fomos à Disney. Lá, nos decontraímos, revivemos os nossos momentos de infância. Foi toda uma adaptação, curtimos um pouco e contribuiu para que pudéssemos ficar mais tranquilos. Fomos para Tóquio com a mente mais relaxada. Tirou um pouco da ansiedade - contou o ex-ponta-esquerda, Lico.Nunes concordou:
                                      Os jogadores do Flamengo em frente ao portão da Disney.
  Fomos uma semana antes para curtir a Disney. Isso foi importante. Adorei ter ido lá na terra do Mickey - brincou
                                                   A arrogância Inglesa
   Júnior mexe com os brios, Lico revelou que antes da partida contra o Liverpool, Júnior resolveu mexer com os brios dos jogadores.
  Quando entramos, o Júnior criou uma situação com o grupo, dizendo que os ingleses estavam rindo da nossa cara. Isso mexeu conosco. Entramos com tudo - lembrou.
  O ex-zagueiro Mozer também ressaltou que ao entrar em campo, olhou a fisionomia do time do Liverpool, e notou um certo esnobismo britânico.
  Quando olhei para eles dentro de campo, senti uma arrogância. Achavam que não éramos bons o bastante.   Eu não via a hora de começar o jogo. Não sabiam o que tínhamos passado para estar ali. Não sabiam como era bom o time do Flamengo - contou.
                                                   Infiltração para o Capacete jogar
   O ídolo do Fla, Júnior, jogou a final contra o Liverpool com uma infiltração no joelho esquerdo.
   Ele tinha levado uma pancada na final do Carioca com o Vasco. Só foi a campo graças a uma infiltração - revelou Nei Dias, seu reserva imediato.
  Com o placar de 3 a 0 construído, Nei esperava ter atuado os últimos 15 minutos no lugar de Júnior:
  Ele não quis sair para eu entrar no finzinho. Joguei a final da Libertadores e queria ter entrado em Tóquio - lamentou.
                                                    Elegância inglesa
Ao se deparar com a delegação do Liverpool, o ponta-direita Tita não entendeu os trajes dos ingleses.
- Estávamos de agasalho do Flamengo, fazia frio em Tóquio e o Liverpool de terno branco e gravata vermelha. Todos muito elegantes. Nem pareciam jogadores de futebol. Tanto, que levaram um chocolate depois (risos) - brincou.

      Jogo completo do mundial de 1981 Flamengo campeão.


Ficha Técnica

FLAMENGO 3x0 LIVERPOOL
Mundial Interclubes de 1981

Local: Estádio Nacional, Tóquio (JAP)
Data: 13 de Dezembro de1981
Árbitro: Rúbio Vazques (México)
Gols: Nunes 13', Adílio 34' e Nunes 41' do 1° tempo
FLAMENGO: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Adílio, Andrade e Zico; Tita, Lico e Nunes. Técnico: Paulo César Carpeggiani
LIVERPOOL: Grobbelaar; Neal, R. Kennedy, Lawnson e Thompson; Hansen, Dalglish e Lee; Johnstone, Souness e McDermott (Johnson). Técnico: Paisley.

   E foi assim a historia do mais importante titulo da existência do Flamengo, e é mais que chegada a hora do clube brigar novamente pelo Mundial em 2012 estaremos na Libertadores e espero que o Flamengo monte uma grande equipe para poder conquista-la e nos dar o direito de disputar o Mundial Interclubes, vamos Mengo, vamos ser campeão!!!

                                            Saudações Rubro-Negras!!!


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário, expressando sua opinião, ela vale muito.