Liderado pelo goleiro Thiago, Flamengo venceu o Fluminense no último sábado e conquistou a Taça Guanabara
O FlaxFlu completará 100 anos no próximo sábado, mas a festa será domingo (08.07), quando as equipes se enfrentam pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. E a rivalidade do clássico não se resume apenas ao time profissional, mas também as categorias de base. O time juvenil do Flamengo sabe bem disso, pois a equipe foi campeã da Taça Guanabara no último sábado (30.06), vencendo o Fluminense na final da competição, dentro da casa do rival, nas Laranjeiras. O título mostrou que o espírito vencedor do FlaxFlu é aguçado desde a base.
O clássico é sempre muito disputado e pode ser decidido em detalhes, ou até mesmo pela liderança e responsabilidade de um determinado jogador, como ocorreu na decisão que sagrou o juvenil do Mengão campeão da Taça GB. Na ocasião, a partida foi para os pênaltis e o goleiro Thiago se tornou o personagem principal da conquista. Ele, mesmo fora da relação de cobradores, pediu para bater. O jovem arqueiro, de 16 anos, ficou responsável pela última cobrança da série, mas, antes disso, tinha a última defesa dele. Thiago foi feliz, defendeu o pênalti, ajeitou na marca e cobrou o seu com perfeição, encerrando o duelo e contribuindo para mais um triunfo da base do Mais Querido do Brasil.
"Foi adrenalina do início ao fim. O grupo todo é merecedor, mas eu fui feliz na minha vez de bater o pênalti. Fiquei mais preocupado na hora de cobrar, até porque eu não tinha treinado, mas defender foi tranquilo. Eu estava confiante", afirma Thiago, que se diz feliz por entrar para a história dos confrontos contra o Fluminense.
"Eu fico contente por participar dessa história, e mais ainda por ser campeão contra o Fluminense, nas Laranjeiras, no ano do centenário do clássico", pontuou o goleiro, que espera chegar aos profissionais e poder brilhar no clássico diante da Nação.
Toninho Barroso, diretor técnico das categorias de base do Flamengo, diz que o clube também trabalha os atletas para que eles se formem sabendo a pressão de vestir o Manto Sagrado diante de tanta rivalidade.
"O jogador que joga num time grande, como é o caso aqui do Flamengo, tem que estar acostumado a jogar grandes clássicos, porque ele é formado para jogar grandes jogos. E o FlaxFlu é mágico, e talvez seja o mais elegante dos clássicos. O nosso trabalho com a base é direcionado para isso. O atleta precisa saber que joga no Flamengo e que estamos acostumados a jogar grandes clássicos e a vencê-los", contextualiza Toninho, que tem passagens pelo comando técnico da base da Seleção Brasileira.
Sobre o título do Juvenil e a atuação do goleiro Thiago, Toninho Barroso se diz satisfeito e coloca a conquista como fruto de um trabalho artesanal feito pela base.
"É muito gratificante abrir a semana do centenário do FlaxFlu com o título do nosso juvenil. E a imagem do Thiago defendendo o pênalti e batendo em seguida, fazendo o gol da conquista, vai ficar na história do clássico. A personalidade que esse menino mostrou faz parte da formação. É importante eles aprenderem que é muito bom ganhar e sempre com trabalho. Vamos vencer mais e mais, porque a história não fala dos perdedores", finaliza o técnico.
Fonte: www.flamengo.com.br
Saudações rubro-negras!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário, expressando sua opinião, ela vale muito.